As Rosinhas estão de mudança e precisam de sua ajuda! Faça uma forcinha e participe da Campanha da Nova Sede das Rosinhas! Envie seu nome, e-mail e telefone (CLICANDO AQUI) e a gente se vira para falar com você. Sua ajuda é muito importante! Nova Sede: Avenida João Ramalho, 305 - Vila Assunção - Santo André - SP

História

Nossa história começou no ano de 1988, quando nossa Fundadora e Presidente, Aparecida M. Leite iniciou seu trabalho voluntário na Rede Feminina de Combate ao Câncer no Hospital A.C. Camargo, onde conheceu pessoalmente Carmen Prudente de Morais, fonte de inspiração e amor pelo voluntariado.

Em 1997, após a morte de seu pai, saiu da Rede Feminina e entrou para o grupo de voluntários do Hospital Pérola Byington. Devido a distância, e por ser moradora de Santo André, Dona Cidinha em 1988 torna-se voluntária da Instituição Assistencial Nosso Lar. Nesta época, já com o sonho de criar um grupo de voluntariado, começou a procurar pessoas que compartilhavam dos mesmos ideais de amor ao próximo.

Finalmente no ano 1999, no dia 08 de abril, é fundada, com o apoio do Prefeito Celso Daniel, a Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André – AVSSA.

A primeira sede foi um quarto no 3º andar do Centro Hospitalar Municipal. O começo foi muito difícil, pois o grupo não tinha recursos financeiros para suprir as necessidades materiais dos pacientes. As voluntárias faziam e vendiam salgados e doces e pediam doações de roupas para amigos e familiares.

No ano 2000 tivemos que sair do quarto emprestado e fomos alojadas em um pequeno espaço no setor de manutenção do hospital. Em 2001, devido a total falta de condições, mudamos para os fundos de um imóvel, utilizado pelo PID (Programa de Internação Domiciliar). Era um espaço pequeno, com uma churrasqueira. Não tínhamos lugar para guardar materiais de trabalho e depois de uma chuva forte a churrasqueira ficou alagada e perdemos o pouco que tínhamos.

Em 2002 a AVSSA tem sua primeira sede, localizada na Rua Joaquim Távora, 118. O número de voluntários aumentou e abrimos um bazar permanente para gerar recursos. Neste período, já conseguíamos comprar chinelos, pasta e escova de dente e sabonetes para doar aos pacientes.

Aos poucos conseguimos melhorar nosso atendimento e organização interna. Em 2008 mudamos para uma casa maior, na Av. João Ramalho, 248. Passamos a ser conhecidas pela população de Santo André como as “Rosinhas”.

Em 2010 recebemos autorização da Secretaria da Saúde para prestarmos serviços voluntários no Hospital da Mulher, que é a maternidade pública de Santo André. Dona Cidinha, neste mesmo ano, recebe o titilo de “Cidadã de Honra do Município de Santo André” por seu trabalho a frente da AVSSA.

Crescemos, nos especializamos através de cursos de capacitação, para melhorar a cada dia a qualidade dos nossos serviços.

No ano de 2014 tivemos que mudar novamente de sede para a Rua Joaquim Távora, 46, porém não desanimamos, ao contrário, nos fortalecemos. Conseguimos suprir 100% das necessidades materiais dos pacientes dos dois hospitais. Hoje, os pacientes recebem roupas novas, sendo: calças de moletom, camisetas, calcinhas, cuecas e enxovais de bebê. Também chinelos, xampu, condicionador e creme hidratante.

Presenteamos todos os pacientes internados nas datas de dia das mães, páscoa, dia dos pais, dia da criança e natal.

E com a ajuda de Deus e de todos vamos melhorar nossos serviços cada vez mais e continuar a fazer a diferença na saúde de Santo André.