AVSSA

Sobre nós

Corpo Diretivo

Presidente e Fundadora
Aparecida M. Leite

Diretora Jurídico-Financeira
Maria Emilia Ridolfi Melchiori

Vice-Presidente
Gilson Silveira Leite

Diretora de Gestão de Pessoas
Claudia Vicente

Diretora Operacional
Mariângela Santos Diniz

Diretora Administrativa
Valeria de Oliveira Carrascosa

Conselho Fiscal

Mélcia Angélica Luz

Maria de Lourdes B. Damiani

Irineu Uliana

História

Nossa história começou em 1988, quando nossa Fundadora e Presidente, Aparecida Leite, Dona
Cidinha, iniciou seu trabalho voluntário na Rede Feminina de Combate ao Câncer no Hospital A.C.
Camargo, onde conheceu pessoalmente Carmen Prudente de Morais, fonte de inspiração e amor
pelo voluntariado.

Em 1997, após a morte de seu pai, saiu da Rede Feminina e entrou para o grupo de voluntários do Hospital Pérola Byington. Devido à distância, e por ser moradora de Santo André, Dona Cidinha em 1998 torna-se voluntária da Instituição Assistencial Nosso Lar. Nesta época, já com o sonho de criar um grupo de voluntariado, começou a procurar pessoas que compartilhavam dos mesmos ideais de amor ao próximo.

Finalmente no ano 1999, no dia 08 de abril, é fundada, com o apoio do Prefeito Celso Daniel, a Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André – AVSSA.

A primeira sede foi um quarto no 3º andar do Centro Hospitalar Municipal. O começo foi muito difícil, pois o grupo não tinha recursos financeiros para suprir as necessidades materiais dos pacientes. As voluntárias faziam e vendiam salgados e doces e pediam doações de roupas para amigos e familiares.

No ano 2000 tivemos que sair do quarto emprestado e fomos alojadas em um pequeno espaço no setor de manutenção do hospital. Em 2001, devido a total falta de condições, mudamos para os fundos de um imóvel, utilizado pelo PID (Programa de Internação Domiciliar). Era um espaço pequeno, com uma churrasqueira. Não tínhamos lugar para guardar materiais de trabalho e depois de uma chuva forte a churrasqueira ficou toda alagada e perdemos o pouco que tínhamos.

Em 2002 a AVSSA tem sua primeira sede alugada, localizada na Rua Joaquim Távora, 118. O número de voluntários aumentou e abrimos um bazar permanente para gerar recursos. Neste período, já conseguíamos comprar chinelos, pasta, escova de dente e sabonetes para doar aos pacientes. Aos poucos conseguimos melhorar nosso atendimento e organização interna. Em 2008 mudamos para uma casa maior, na Av. João Ramalho, 248. Passamos a ser conhecidas pela população de Santo André como as “Rosinhas”.

Em 2010 recebemos autorização da Secretaria da Saúde para prestarmos serviços voluntários no Hospital da Mulher, que é a maternidade pública de Santo André.
Crescemos, nos especializamos através de cursos de capacitação, para melhorar a cada dia a qualidade dos nossos serviços.

No ano de 2014 tivemos que mudar novamente de sede para a Rua Joaquim Távora, 46, porém não desanimamos, ao contrário, nos fortalecemos, nesta época, conseguíamos suprir 100% das necessidades materiais dos pacientes dos dois hospitais. Doávamos roupas novas, calças de moletom, bermudas, camisetas, calcinhas, cuecas e enxovais de bebê. Também chinelos, xampu, condicionador, pente e creme hidratante. Presenteamos todos os pacientes internados nas datas de dia das mães, páscoa, dia dos pais, dia da criança e natal. Em 2016, nova mudança para um imóvel maior, arejado e iluminado. Lá enfrentamos juntos as dificuldades para pagamento do aluguel e os gastos com os materiais para os pacientes.

Passaram-se 21 anos, do dia que Dona Cidinha foi chamada para comparecer na Prefeitura e com lágrimas nos olhos, recebeu a autorização para início do voluntariado.

Sozinhos não somos ninguém, precisamos de todo o voluntariado, doadores e apoiadores
dispostos, alegres e comprometidos com nossa missão de levar humanização e bem-estar aos
pacientes.

Reconhecimento

Aparecida M. Leite

Título de Cidadã de Honra em 18/03/2009
Mulher de destaque OAB em 16/10/2019

Registros

AVSSA declarada Entidade de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 9.594/2014
Cadastro de Entidades do Estado de São Paulo nº CEE/SP nº 0009/2020

Transparência